Planejamento Estrategico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.


Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).

O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar .

Na generalidade o planejamento pode ser dividido em três níveis:

  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento táctico;
  • Planejamento operacional.

O mundo passa por mudanças rápidas e as organizações que quiserem se manter no mercado, precisam estar se renovando tecnologicamente e investindo em programas de qualidade, treinamento, melhorias de processos, pois, o usuário final que é o seu cliente está muito mais exigente quanto a preço e qualidade. O planejamento estratégico é um processo abrangente que visa definir o que a empresa deveria tornar-se e como realizar melhor esse objetivo. Essa ferramenta avalia todo o potencial da empresa e associa claramente seus objetivos às iniciativas e aos recursos necessários para atingir a meta.

Todos na organização precisam saber como as metas e desempenhos contribuem para o crescimento da mesma. Para supervisionar adequadamente a implementação da estratégia, os gerentes precisam ter um retorno, imediato e contínuo sobre as iniciativas da implementação antes do seu término.

As empresas precisam de objetivos estratégicos e financeiros. Os objetivos estratégicos referem-se à competitividade da empresa e as perspectivas de longo prazo do negócio. Os objetivos financeiros relacionam-se com medidas como o crescimento das receitas, retorno sobre o investimento, poder de empréstimo, fluxo de caixa e retorno dos acionistas.

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